A cada dois meses desenvolvemos o menu de duas Regiões de Portugal, tendo em atenção a adequação dos produtos à sua sazonalidade. A seleção da Região a degustar será feita através de uma dinâmica de “jogo” sensorial, fomentando o fator surpresa e a emoção.
Privilegiando o conceito de partilha, concebemos o menu de degustação para duas pessoas, composto por sete momentos: três entradas, dois pratos principais e duas sobremesas.
O menu terá uma oferta variada de pratos e doçarias da região, dando sempre o privilégio aos produtos biológicos e de origem. Durante a degustação serão servidos pratos vegetarianos, peixe e carne. Na eventualidade de solicitarem um menu vegetariano, será previamente adaptado, tendo sempre em conta a raiz gastronómica do local a servir.
Alergias, intolerâncias e regimes alimentares deverão ser mencionados no ato de reserva, para um prévio ajuste de menu.
DEZEMBRO A JANEIRO
As Regiões dos Açores & Beira Alta
AÇORES
As muitas receitas tradicionais da cozinha açoriana fazem as delícias dos apreciadores de boa comida. Aqui,o peixe e o marisco são abundantes e por isso para aqueles que gostam de saborear um delicioso peixe acabado de pescar, nos Açores encontram o paraíso. Grelhados, em caldeiradas ou em sopas, os peixes apresentam-se de variadíssimas formas, sendo os mais apreciados o atum, que nestas águas é cor-de-rosa, de sabor e texturas suaves, levemente salgado, ou o polvo, que aqui se prepara sobretudo guisado em vinho de cheiro.
Os Açores possuem mariscos que em mais nenhum lugar encontra, como as lapas, cracas ou o cavaco, espécie de lagosta tenra e saborosa.
Nas carnes, existem pratos típicos açorianos: o cozido das Furnas é único por ser cozinhado debaixo do solo, com o calor que a terra mantém naquele lugar da Ilha de S. Miguel. À hora certa podemos assistir à preparação da refeição junto à lagoa.
Na Ilha Terceira o destaque vai para a alcatra, bem apaladada como manda a tradição e ainda nas restantes ilhas as diversas variações da receita de inhames com linguiça.
O bolo lêvedo, originário das Furnas, é também bastante popular, podendo surgir a qualquer refeição, comendo-se simples ou com manteiga ou doce. Ou, ainda, com mel dos Açores, cuja diversidade e riqueza da flora contribuem para a obtenção de um produto de alta qualidade e de Denominação de Origem Protegida.
O ananás é o fruto rei dos Açores - tal não fosse a sua coroa, e parece que a riqueza dos solos vulcânicos açorianos lhe confere um sabor especial: ácido e doce, mas incrivelmente delicioso. A Ilha de São Miguel é o único lugar no mundo onde se cultivam ananases em estufas.
PRODUTOS D.O.P.
Queijo de São Jorge
Queijo do Pico
Ananás dos Açores / S. Miguel
Maracujá de S. Miguel / Açores
Mel dos Açores
BEIRA ALTA
A Beira Alta, uma região que integra dois distritos – Viseu e Guarda -, é profundamente marcada pela sua localização serrana, pelas paisagens avassaladoras, pelos sabores e tradições. Com o rio Douro a norte, o rio Mondego a sul e a imponência da mais alta serra de Portugal Continental a nascente - Serra da Estrela -, a Beira Alta é uma região onde as paisagens naturais ajudam a manter viva a história e as tradições de séculos. Os vales e montanhas e os rios que as atravessam são fatores de atratividade para a prática de turismo e desportos de natureza. Na gastronomia, os sabores serranos são marcados pelos queijos, azeite, carnes e vinhos.
Pratos como a sopa da Beira, confecionada à base de nabiças, couve franzida (da região), presunto ou osso de presunto com resto de carne e farinha de milho, o bacalhau à moda da Guarda, o coelho serrano, o arroz de pato ou a vitela à moda de Lafões são exemplos das iguarias principais da região.
Nas doçarias destacam-se os biscoitos de Lafões, as cavacas, o arroz-doce, a tigelada de Oliveira de Hospital ou um simples e delicioso leite-creme.
Produtos DOP
Azeite da Beira-Alta
Borrego da Serra da Estrela
Maçã Bravo de Esmolfe
Queijo Serra da Estrela
Requeijão da Serra da Estrela
Produtos IGP
Maçã Golden da Beira Alta