A cada dois meses desenvolvemos o menu de duas Regiões de Portugal, tendo em atenção a adequação dos produtos à sua sazonalidade. A seleção da Região a degustar será feita através de uma dinâmica de “jogo” sensorial, fomentando o fator surpresa e a emoção.
Privilegiando o conceito de partilha, concebemos o menu de degustação para duas pessoas, composto por sete momentos: três entradas, dois pratos principais e duas sobremesas.
O menu terá uma oferta variada de pratos e doçarias da região, dando sempre o privilégio aos produtos biológicos e de origem. Durante a degustação serão servidos pratos vegetarianos, peixe e carne. Na eventualidade de solicitarem um menu vegetariano, será previamente adaptado, tendo sempre em conta a raiz gastronómica do local a servir.
Alergias, intolerâncias e regimes alimentares deverão ser mencionados no ato de reserva, para um prévio ajuste de menu.
FEVEREIRO & MARÇO
As Regiões da Beira Baixa & Ribatejo
BEIRA BAIXA
A gastronomia regional da Beira Baixa, desde sempre apreciada pela sua riqueza e diversidade, encontra-se estreitamente ligada com a história e os costumes de um povo outrora limitado pela sua localização geográfica e pelos recursos agrícolas obtidos da própria terra. A produção pecuária e a agricultura desubsistência eram as principais fontes de bens alimentares e toda a alimentação se baseava em torno de alimentos caseiros e tradicionais.
As sopas têm lugar certo à mesa, como a Sopa de Laburdo, a Sopa de Favas, a Sopa de Matação e aSopa de Massa. Já entre as carnes, merecem destaque o Cabrito Assado, o Carneiro Recheado, o Fígadode Cebolada, o Maranho à Moda da Sertã, o Plangaio e o Bucho de Porco Recheado. Massas, Aves e Peixes também são deliciosamente representados na gastronomia regional, com pratos como os Carapaus no Forno à Moda de Alcains, a Truta Recheada, as Empadas de Castelo Branco e a Perdiz no Forno.
Nas sobremesas tradicionais Beirãs, na sua maioria de origem popular, não há como deixar de fora as Papas de Carolo, as Broas de Mel, os Borrachões, os Biscoitos de Azeite, as Tijeladas, a Bola de Páscoa ou as Cavacas, iguarias de regalar os melhores comensais.
Os queijos, que gozam da maior fama, são elaborados de forma artesanal com leite de ovelha ou de cabra,ou ainda ambos, sendo apreciados a nível mundial – Queijo de Castelo Branco DOP, Queijo Amarelo DOP e Queijo Picante da Beira Baixa DOP. De realçar, também, a qualidade dos enchidos e os presuntos do Fundão.
A produção de vinho na região da Beira Baixa ocorre fundamentalmente na zona da Cova da Beira, enquadrada na Região da Beira Interior, a região vitivinícola mais alta do país. Rodeada pelas serras da Estrela, Marofa e Malcata, é umas das regiões produtoras de vinho mais proeminentes do país, resultado do aumento de produtores, mas também da qualidade dos vinhos produzidos, sobretudo de alguns tintos.
Produtos DOP e IGP:
Azeites da Beira Interior (Azeite da Beira Alta, Azeite da Beira Baixa) DOP
Queijo de Castelo Branco DOP
Queijo Picante da Beira Baixa DOP
Queijo Amarelo DOP
Requeijão da Beira Baixa DOP
Azeitona Galega da Beira Baixa IGP
Borrego da Beira IGP
Cabrito da Beira IGP
Cereja da Cova da Beira IGP
Cereja do Fundão IGP
Maçã da Cova da Beira IGP
Maranho da Sertã IGP
Pêssego da Cova da Beira IGP
RIBATEJO
O Ribatejo oferece, na sua gastronomia, pratos típicos como a sopa de pedra e a caldeirada, o cabrito assado ou frito, as favas com chouriço e os ovos de tomatada, as tigeladas e os doces de feijão e de ovos.
A ligação ao rio tem assumido, ao longo de vários períodos da história, uma importância irrefutável. Entre outros fatores de relevantes, o Tejo foi, e ainda hoje é, fonte de riqueza e subsistência para muitas famílias, que encontraram na faina e nas artes de pesca a sua forma de vida. Numa representação da cultura da beira-rio, nada mais natural do que privilegiar o sável: frito, em postas finas,com uma suculenta açorda de ovas, entre outros.
Em Novembro é tempo de provar os sabores campestres da boa cozinha tipicamente ribatejana como o Torricado com Bacalhau Assado.
A sopa de bacalhau, os linguadinhos, o melão da Lezíria (um dos produtos agrícolas com maior projeção a nível nacional) e os bolos regionais – “Garraios” e “Lezírias” – são ainda outras das especialidades mais saborosas da região, a não perder.
Esta cozinha, sempre regada com um fio de Azeite Ribatejo DOP, convém ser apreciada degustando um saboroso vinho local, também de preferência com a etiqueta Vinho DOC Tejo.
Produtos DOP
Azeites do Ribatejo DOP
Carne de Bravo do Ribatejo DOP
Mel do Ribatejo Norte DOP
Sal de Rio Maior / Flor de Sal de Rio Maior DOP