JUNHO, JULHO & AGOSTO
O Mês do Alentejo e Douro
DOURO
A região do Douro Litoral, para além de todos os seus outros atributos – a história, a paisagem, os vinhos, as aguardentes, entre muitos outros –, tem uma gastronomia riquíssima e de excelência. Pratos de “comer e chorar por mais”! Quem conhece a riqueza e a variedade do que ali se come, sabe que é praticamente impossível resistir.
Os sabores da região são intensos, desde os aperitivos até aos pratos principais, feitos de paladares que nunca mais se esquecem.
Dentro do muito a explorar, destaque vai para o cabrito assado no forno, acompanhado com arroz e batatas, para o javali estufado, para a suculenta posta mirandesa ou para o tradicional cozido à portuguesa. E o que dizer da perdiz assada no espeto, do arroz de cabidela ou de um coelho bravo com míscaros.
O peixe da região é, também ele, um pitéu a não desprezar. Pescado no rio Douro e nos seus afluentes, é comido em escabeche ou frito.
Os pratos de bacalhau são, também eles, muito utilizados como alternativa aos pratos de carne.
BEIRA BAIXA
A gastronomia regional da Beira Baixa, desde sempre apreciada pela sua riqueza e diversidade, encontra-se estreitamente ligada com a história e os costumes de um povo outrora limitado pela sua localização geográfica e pelos recursos agrícolas obtidos da própria terra. A produção pecuária e a agricultura de subsistência eram as principais fontes de bens alimentares e toda a alimentação se baseava em torno de alimentos caseiros e tradicionais.
As sopas têm lugar certo à mesa, como a Sopa de Laburdo, a Sopa de Favas, a Sopa de Matação e a Sopa de Massa. Já entre as carnes, merecem destaque o Cabrito Assado, o Carneiro Recheado, o Fígado de Cebolada, o Maranho à Moda da Sertã, o Plangaio e o Bucho de Porco Recheado. Massas, Aves e Peixes também são deliciosamente representados na gastronomia regional, com pratos como os Carapaus no Forno à Moda de Alcains, a Truta Recheada, as Empadas de Castelo Branco e a Perdiz no Forno.
Nas sobremesas tradicionais Beirãs, na sua maioria de origem popular, não há como deixar de fora as Papas de Carolo, as Broas de Mel, os Borrachões, os Biscoitos de Azeite, as Tijeladas, a Bola de Páscoa ou as Cavacas, iguarias de regalar os melhores comensais.
Os queijos, que gozam da maior fama, são elaborados de forma artesanal com leite de ovelha ou de cabra, ou ainda ambos, sendo apreciados a nível mundial – Queijo de Castelo Branco DOP, Queijo Amarelo DOP e Queijo Picante da Beira Baixa DOP. De realçar, também, a qualidade dos enchidos e os presuntos do Fundão.